Um sol para cada um. Como a arquitetura pode vencer os dias de calor

Parte 2

Por Luiz Paulo em 15/03/2023 às 10:44:33

O calor escaldante não tem dado trégua

Olá, queridos e queridas! Como vão? Pensaram que eu ia esquecer de complementar a matéria sobre ar condicionado? De jeito algum. Fiz uma pausa justa por que não poderia deixar passar em branco o dia internacional das mulheres, mas seguindo, continuo mostrando os demais modelos de ar condicionado, seus usos, vantagens e desvantagens.

Split Cassete


É a opção ideal para os consumidores que desejam um aparelho de ar condicionado que não interfira na decoração do ambiente. Esse tipo de ar condicionado pode ser embutido no teto e disfarçado pelo forro. Possui quatro saídas de ventilação, dessa forma o ambiente fica climatizado de maneira uniforme. Tem a bomba dentro do dreno no interior (isso significa que não é necessário escoar a água produzida durante o tempo em que fica ligado).

Vantagens: Modelo de alto desempenho e silencioso. É perfeito para climatizar espaços de médio ou grande porte como escritórios, lojas de roupas, supermercados ou projetos em que a parede precisa ficar livre. Também consegue trabalhar em conjunto com outras unidades de Split.

Desvantagens: O preço é uma das principais desvantagens desse modelo. Outra desvantagem é que ele não pode ser usado em um ambiente pequeno e com poucas pessoas, como um quarto, por exemplo e também em projetos onde não é possível fazer o rebaixamento do forro para a instalação.

Split quatro lados


Assim como o Split Cassete, o ar condicionado Split Quatro Lados possui quatro saídas de ar. A principal diferença entre os modelos é que neste caso não é necessário rebaixar o forro para que a instalação seja feita. Também é possível instalá-lo em qualquer parte do teto, permitindo assim uma maior e melhor distribuição de ar pelo ambiente. Tem a capacidade de refrigerar e climatizar ambientes de médio porte e com fluxo de pessoas.

Vantagens: É um modelo muito versátil, resfria todo o ambiente pois possui quatro saídas de ar. É instalado no teto e não interfere na decoração da parede do ambiente.

Desvantagens: Não é um dos modelos mais comuns, por isso pode ser um pouco difícil encontra-lo a venda no mercado, seu custo de aquisição é maior que os outros modelos de Split. Talvez seja necessário encontrar uma pessoa com especialização neste modelo para que a instalação seja feita de forma eficaz e segura.

Split Canto Teto


Também instalado no teto do ambiente, o ar condicionado Canto Teto é semelhante aos modelos piso-teto e split cassete. A principal diferença é que esse modelo deve ser instalado no canto da parede, no encontro entre duas paredes. Com um design diferente de outros tipos de ar condicionado, este modelo proporciona um bom aproveitamento do espaço em áreas de médio porte, como salões, residências e escritórios.

Vantagens: Otimiza o espaço e se adapta de forma perfeita aos cantos dos ambientes. Distribui ventilação de forma uniforme, refrigerando todo o ambiente. Seu design especial cria um visual moderno e diferenciado na decoração do ambiente.

Desvantagens: Por ter uma formação "cone", esse modelo de aparelho de ar só pode ser instalado no canto da parede, onde duas paredes se encontram, o que, em alguns casos pode restringir o uso.


Split de janela (window split)


O ar condicionado Split de Janela, também conhecido como Window Split ou Ar Split de Janela é uma versão mais moderna do Ar Janela.

Esse modelo é ideal para os clientes que desejam trocar o ar-condicionado janela por uma tecnologia mais avançada e mais potente, só que ao mesmo tempo não querem se desfazer do buraco que já está feito na parede.

Vantagens: Tem o design e a tecnologia de um ar condicionado split e consegue aproveitar o buraco feito na parede pelo aparelho janela. Excelente opção para quem quer um modelo split mas não quer/não pode fazer alterações na estrutura da residência ou escritório.

Desvantagens: Por conta da sua tecnologia mista (entre modelo split e modelo janela), seu custo de aquisição costuma ser mais alto até mesmo que outros tipos de ar condicionado split. Além do mais, é um dos modelos mais difíceis de serem encontrados no mercado.

Ar condicionado portátil


Nem sempre é possível instalar um ar condicionado em casa ou no escritório, e isso pode acontecer por diversos fatores. Se este é o seu caso, uma das soluções é o Ar condicionado Portátil.

Esse modelo de ar condicionado é perfeito para climatizar o espaço no qual você esteja, principalmente se for pequenos ambientes, como um quarto ou sala de escritório. É o tipo de ar condicionado mais versátil do mercado, pois pode ser levado de um cômodo para outro com muita facilidade.

No entanto, apesar de poder colocá-lo em diferentes cômodos, é importante que ele fique próximo a uma janela para expulsar o ar quente do ambiente e climatizá-lo de forma correta.

Vantagens: Sua principal vantagem é o preço, versatilidade e praticidade de utilização. Consegue climatizar facilmente pequenos ambientes.

Desvantagens: Usuários reclamam principalmente do barulho que ele faz quando está ligado e também da baixa capacidade de refrigeração. Não é a melhor alternativa para ambientes médios e grandes.


Ar duto


Conhecido também como Ar Central Duto ou Ar Dutado, este modelo é o mais indicado para ambientes de grande porte, para refrigerar diversos ambientes ao mesmo tempo, como é o caso de salas comerciais, shoppings centers, escritórios com grande quantidades de pessoas trabalhando, escolas, etc.

Vantagens: Com ele é possível refrigerar diversos ambientes de grande porte simultaneamente, de forma eficaz e uniforme. Gera uma quantidade maior de economia na energia elétrica, uma vez que não é necessário instalar um ar condicionado split em cada cômodo.

Desvantagens: Dentre todos os tipos de ar condicionado que citamos neste texto, este é o mais caro. Sua instalação é mais específica e difícil do que outros modelos de ar condicionado, portanto deve ser feita por uma equipe especializada e competente.

Além disso, a manutenção desse modelo de ar condicionado é mais dificultosa do que a manutenção de ar condicionado split, por exemplo. E o ar duto produz mais ruídos do que um aparelho Split.


E ai? Você conhecia a todos esses modelos? Já viu cada um? E como faz para escolher um ar condicionado levando em conta a potência? Se essa escolha for errada, de duas, uma - ou você vai ter um ar condicionado que não consegue refrigerar adequadamente o ambiente, ou então vai ter um ar que refrigera muito bem, contudo provavelmente vai ter adquirido um aparelho mais caro e de repente que consuma mais energia elétrica. Aqui seguem algumas orientações que você deve levar em consideração.


Ao fazer sua compra, leve em consideração o mais adequado ao ambiente que você quer fazer a instalação do ar condicionado. Neste momento é preciso levar em consideração informações gerais da sua casa ou escritório.

Você deve contar com o tamanho em metros quadrados (m²) do seu ambiente. Isso significa também a largura do seu espaço e ainda o comprimento. Preste atenção na composição e fatores externos, como a presença de janelas e o tempo que o seu aparelho deve ficar exposto ao sol. Estes fatores contribuem diretamente para o aumento de calor do seu ambiente, e pode atingir diretamente o seu aparelho.

Também deve notar o número de pessoas que ficará no espaço assim como a quantidade de eletrônicos que ambiente possui. Lâmpadas também interferem no calor do ambiente e devem ser levadas em consideração. Todos esses fatores são essenciais para se ter uma visão geral sobre os componentes que interferem na ambientação do espaço onde deve ficar o ar condicionado.

Considerando todos esses fatores, é possível avaliar a quantidade de calor presente no espaço que você deseja fazer a instalação do ar-condicionado. Desta forma é mais fácil buscar um ar condicionado que possui a potência adequada. A partir disso você pode calcular a quantidade de BTUs necessário para que o seu aparelho funcione de forma correta, saiba como a seguir.


Como calcular BTU do ar condicionado?

O cálculo de BTUs se trata de uma soma de números. Para cada metro quadrado, você deve somar o número 600, ou seja, o ambiente tem 2 metros quadrados, a soma deve ser 600+600. Além disso, a somar deve incluir mais 600 a cada pessoa que for ocupar o ambiente. Assim como, 600 para cada eletrônico no espaço e abertura para o ambiente externo.


Se, por exemplo, um sala com 35m² precisar comportar duas pessoas com dois computadores e uma TV, temos: 35m² x 600 BTUs + 600 BTUs (uma pessoa, pois a primeira não conta) + 1200 BTUs (dois computadores) + 600 BTUs (um televisor) = 23.400. Neste caso, um Ar-condicionado de 24000 BTUs é o suficiente.




Se o ambiente onde o aparelho for instalado ficar diretamente exposto ao sol, é indicado que considere 800 BTUs para cada medida. Não é recomendado utilizar aparelhos de ar condicionado abaixo da potência indicada. Em certos casos, esse tipo de prática pode trazer problemas para o equipamento. Isso resulta no aumento de custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais para gelar ou esquentar o ambiente.

Se o ambiente tiver uma grande metragem, pé direito alto ou um grande número de pessoas, é recomendado a avaliação de um profissional qualificado. Um técnico, engenheiro, projetista ou arquiteto pode ajudar neste processo e assim você não tem o risco de cometer erros e ter problemas futuros com o aparelho.

Espero ter ajudado. Faltam poucos dias para acabar o verão, mas nós estamos no Rio de Janeiro? Até a próxima! No fim de semana eu vou trazer informações sobre o prêmio Pritzker.











Fonte: ClickFrio

Zion
Luxhoki